10 DICAS PARA SER MAIS PRODUTIVO!

O dia passa tão rápido e você sente que não conseguiu fazer metade do que pretendia? O seu maior desejo era um dia de 48h? Você acha que perde tempo demais com coisas banais enquanto poderia estar aproveitando melhor as suas horas, mas não consegue ser produtivo o suficiente? Estou cheia de dicas que podem te ajudar, vem comigo!

1- Cuide da sua alimentação e do seu sono

Já ouviu aquele ditado de que saco vazio não para em pé? Pois é, ele é bem real. E uma mente que se alimenta mal e não dorme o suficiente se torna cansada e improdutiva. Pense nisso, tenha uma alimentação saudável e balanceada – isso não significa não comer besteiras – mas saiba comer besteiras moderadamente. Frutas, legumes e verduras nos ajudam a pensar melhor e também melhoram a nossa concentração, por incrível que pareça! E o essencial, nos dão mais energia.

Por falar em energia, durma! Se você deseja ser mais produtivo e ter energia suficiente para aguentar uma rotina cansativa, lembre-se que dormir é o essencial.

2- Planeje o seu dia

Antes de dormir, pense nas suas obrigações do dia seguinte, separe a roupa que você vai usar e deixe tudo organizado de uma maneira que você não perca  tempo. Também pense em como será o seu dia, nas decisões que você precisa tomar e nas tarefas que precisa realizar. Se você vai dormir com metade do seu dia seguinte em mente irá eliminar muitas percas de tempo que aconteceriam, isso te torna mais produtivo.

Claro que imprevistos podem acontecer, isso é normal, mas com uma agenda programada fica fácil de lidar com qualquer imprevisto sem deixar de ser produtivo.

3- Crie um mapa mental de suas ideias

Quando estiver com a mente bloqueada, tente criar um mapa mental de suas ideias. Isso vai te ajudar a encontrar as soluções que precisar e a criatividade irá fluir! Lembre-se que anotações ajudam muito na hora de ser produtivo, pois, muitas vezes não sabemos por onde começar um texto, um projeto ou até mesmo uma simples atividade. Os mapas mentais e as anotações podem nos auxiliar e nos livrar de perder tempo.

4- Foque nas urgências do seu dia!

Normalmente sempre temos uma imensidade de afazeres diários e alguns que acabam surgindo no decorrer do dia. Porém, temos a mania de ir fazendo por “ordem de chegada” e não por ordem de prioridade. Nesses casos a gente fica perdido quando chega o final do dia e gastamos horas com algo que não era urgente, sobra o mínimo para o que realmente era urgente e a produtividade daquele dia vai por água a baixo. Faça uma lista das suas tarefas sempre por ordem de prioridade, e se algo urgente surgir, coloque na frente!

5- Encontre o seu melhor horário para produzir

Algumas pessoas são mais produtivas de manhã cedinho, enquanto outras não funcionam nada bem no horário da manhã mas são ótimas a tarde. Já outras não são muito convencionais e ligam a sua “tomadinha interior” de madrugada. É normal, cada um tem o seu ritmo e as suas particularidades. Encontre o seu e saiba aproveitar do seu horário de produtividade.

6- Manter o foco é importante!

No momento de produção é importante desconectar-se de tudo que pode te atrapalhar. Não use o celular, desligue a TV, tire qualquer distração de perto de ti e produza.

7- Depois das urgências priorize as atividades mais rápidas

Desse jeito você dá conta da sua lista de afazeres de uma maneira mais eficiente e dinâmica, otimiza tempo e consegue ser produtiva.

8- Saiba dizer não

Você não é obrigada a ser um robô! Não é porque é seu chefe, seu parente, o mozão, a best ou seja lá quem for! Se está além do que você consegue ou se não vai dar tempo para aquele dia, ou se simplesmente você não quer fazer e pronto, saiba dizer não. O não também é eficiente para uma agenda produtiva.

9- Faça exercícios ou tente relaxar de alguma forma

Ter uma mente abarrotada não é o caminho ideal para pensamentos produtivos, portanto, saiba que você também precisa de momentos de descanso. Faça algo que gosta, ou, se a tensão é demais, pratique atividades físicas! Elas ajudam a liberar toda pressão do seu dia-a-dia e ajudam no pique para aguentar a rotina.

10- Consiga inspirações em outros lugares

Você trabalha em escritório? Está há horas no computador e não está conseguindo ser produtivo. Saia um pouco, vá comprar um sorvete, vá tomar uma água, simplesmente vá tomar um ar. Outros lugares podem mudar nossa percepção em relação as coisas e isso melhora o nosso desempenho. Se você trabalha de home office, olhe um pouco a janela, saia de casa, respire e se inspire!

Gostaram das dicas? Espero que elas ajudem na hora de ser produtivo! E se você tem outras técnicas, compartilha aqui! Queremos saber 😉

Beijokas!

8 thoughts on “10 DICAS PARA SER MAIS PRODUTIVO!

    1. Aaaaah que linda! Fico FELIZONAAAA de saber que o artigo foi para os seus favoritos Cammys *—-* Que bom que gostou das dicas! Espero que ajude! Beijokas 😉

  1. Oi Natz!
    Adorei as dicas “)

    Eu faço o uso de planner para organizar meu dia (anotas as tarefas dos dias, sabe?), gosto também de deixar um registro de fácil acesso independente de onde eu esteja (para isso uso o bloco de notas do celular ou o Todoist, um app ótimo pra produtividade), faço exercícios físicos diariamente (as vezes saio pra caminhas, outras vezes sigo um treino do Blogilates ou do Saúde na Rotina), dentre várias outras coisas.

    Mas o fato é que quanto mais a ge produz, mais empolgada a gente fica, né?! E um dos segredos de manter o foco é tornar as atividades prazeirosas de alguma maneira, nem que seja pensando “farei isso logo para ficar livre”.
    hahahaha

    Beijos mil!

    1. Que bom que gostou das dicas miga, fico feliz 😉

      Sim, uso planner também, agenda, bloquinho, tudo que facilita na organização… Como mencionado no post sobre como se organizar, que eu postei por aqui na semana passada… Faço uso de alguns apps mas não conheço esse que vc mencionou, vou testar.

      Exercícios são bem importantes mesmo, comecei uma série de exercícios com o Ramon no mês passado, já estamos vendo diferenças haha

      Sim, quando a gente gosta tudo flui…

      Beijokas 😉

Olá Pessoal, Tudo bem com vocês? Deixe sua Opinião, ela é super importante para o crescimento do blog! :)