Cuidados com os pets durante as comemorações festivas!

Olá lindezas! Tudo bem com vocês?

Hoje eu trouxe uma amiga de infância para o post do dia, além de amiga ela é uma excelente veterinária e vai dar dicas de como cuidar do seu pet nessas épocas festivas, em que os fogos e outros barulhos incomodam muito os animais e coisas graves podem acontecer se não tomarmos cuidado, confira!

Nesta época do ano, além do calor excessivo há outro probleminha que, não somente incomoda mas também coloca a vida dos animais em risco, são os fogos de artifício e os rojões principalmente.

A maioria dos cães e gatos tem medo destes barulhos, isso não acontece à toa! Acontece que, enquanto a audição dos humanos chega à uma frequência de 20.000 Hz, os cães tem uma audição que chega à 40.000 Hz e nos gatos a audição é ainda mais aguçada, podendo alcançar faixas ultrassônicas de até 1.000.000 Hz (hertz).

O medo de fogos não é uma regra para todos os animais, porém, quando isto ocorre é bom ficar atento pois não há limites para um animal quando ele se sente ameaçado e não consegue se livrar daquela sensação.

Muitas pessoas acreditam que é apenas temporário e que não há mal nenhum se o animal sentir um pouquinho de medo durante a queima de fogos, porém, há casos de animais que quebraram portas de vidro para se esconderem em casa, se espremeram até passarem nas menores frestas e até animais com problemas cardíacos que chegaram ao óbito por conta do pânico.

Portanto, se você tem um animalzinho e percebe que o medo dele está atrapalhando sua qualidade de vida durante esta época festiva, aí vão algumas dicas de como trabalhar o pânico e tentar promover o máximo de conforto possível nestas horas!

A primeira coisa a fazer é deixar um cômodo mais distante e longe possível dos fogos, dentro deste cômodo é bom deixar uma roupa sua, com seu cheiro, para que o animal se sinta mais confiante, caso não seja possível ficar com ele durante a queima. Sempre mantendo uma caixa de papelão ou uma casinha a qual ele esteja habituado.

Colocar algodões nos ouvidos também alivia bastante, isso porque diminui um pouco a capacidade auditiva tão aguçada destes animais, caso seja um gato, deixe as portas do guarda-roupas, ou portas de estantes abertas para que ele escolha o lugar no qual vai se sentir mais confortável e confiante, sempre lembrando dos algodões nos ouvidos!

Uma outra técnica da qual alguns animais se sentem bastante confortáveis é a Tellington Touch, ou o “Truque do Pano”. Essa técnica se baseia no conceito de que animais que tem medo de fogos e barulhos altos, também apresentam grande sensibilidade nas regiões traseiras, patas e orelhas.

Este método basicamente consiste em atar o cão (veja, que nesta técnica os gatinhos não entram pois geralmente eles não gostam de ser atados) com um pano para que a circulação sanguínea de regiões extremas do corpo sejam estimuladas, amenizando a tensão no dorso (costas) e diminuindo a irritabilidade.

Para os gatinhos também é interessante a colocação de caixas ou locais onde possam se esconder como por exemplo embaixo de lençóis, caixinhas de transporte, caixas de papelão etc.

Sempre evite deixar seu animal sem um abrigo ou sozinho no quintal enquanto sai para assistir à queima de fogos, pode ser perigoso, evite também leva-lo à praia durante a virada do ano caso ele tenha medo dos fogos, dificilmente esse “tratamento de choque” funcionará para que ele perca o medo.

Em caso de colapso nervoso, desmaios ou acidentes, procure um Médico Veterinário! Boas Festas!!

Gostaram do post? Beijokas!

Sobre a Rayssa Cubas:

26 anos, estudante de veterinária na USP (cursando o último ano), foi bolsista fapesp com projeto de iniciação científica e ama animais mais do que tudo na vida!

6 thoughts on “Cuidados com os pets durante as comemorações festivas!

    1. Eu tenho uma cachorra e um coelhinho, fico com eles durante a queima de fogos.. pra acalmar, e vou usar essa técnica do pano com a cachorra.. dá muita dó mesmo =/ beijokas!

Olá Pessoal, Tudo bem com vocês? Deixe sua Opinião, ela é super importante para o crescimento do blog! :)