Profissão Publicitária, com a Natz!

Olá lindezas! Tudo bem com vocês?

Resolvi criar uma nova tag aqui no blog, onde eu sempre trarei algum profissional para falar um pouquinho da sua profissão, o que acham dessa novidade?

O intuito da tag é ajudar aqueles que estão procurando facul e querem saber um pouco da profissão de interesse antes de ingressar, ou até mesmo quem está afim de mudar de área mas não sabe pra qual migrar.

Então, toda última quinta-feira do mês teremos um post voltado para isso, e no primeiro post da tag eu resolvi inaugurar, falando um pouco sobre a minha profissão, Publicidade e Propaganda, espero que gostem!

A Publicidade e Propaganda divulga marcas, produtos, serviços, projetos e até mesmo pessoas utilizando técnicas de comunicação e muita criatividade, é a alma do negócio, o primeiro passo para uma boa venda e a fidelização do cliente, é a arte da sedução, a arte de não oferecer apenas o que a pessoa precisa, mas, oferecer benefícios além do esperado, qualidade de vida, desejos realizados e muito mais, em propostas bem elaboradas.

Um Publicitário não precisa necessariamente trabalhar em agência, ele pode atuar também em empresas privadas, prestadoras de serviços, consultorias, organizações não governamentais e setor público, as possibilidades para um profissional dessa área são bem extensas, assim como os setores.

Normalmente a Publicidade gira em torno dos seguintes cargos:

Atendimento, Planejamento, Criação, Produção e Mídia. Cargos como Social Mídia e Marketing também fazem parte desse mundo, porém, algumas empresas mesclam esses setores, apenas uma pessoa faz o atendimento e planejamento, ou criação e produção, ou Marketing e Mídia, ou até mesmo Social Mídia, Marketing e Mídia.

Em agências também é comum existir o cargo tráfego, além de todos esses citados acima.

Atendimento – É o contato com o cliente (empresa que precisa dos seus serviços), esse profissional negocia o que o cliente precisa da sua empresa/agência, faz o brieffing criativo junto ao cliente, estipula prazos que precisam ser cumpridos e quando o Marketing não existe é esse profissional que vai ficar no pé da criação.

Tráfego – Nas empresas onde esse cargo existe, ele vem logo após o atendimento, porque ele controla o prazo de todos os setores e faz tudo funcionar conforme o previsto.

Planejamento – Recebe o brieffing do pessoal de atendimento, elabora como tudo deve funcionar para o que o cliente pediu sair do papel, trabalha com a verba, comunicação e montagens de apresentações finais para os clientes, alguns profissionais dessa área também são responsáveis por pesquisas (que ajudam muito as empresas, em vários quesitos, a pesquisa é algo presente na Publicidade e Propaganda, pesquisa de mercado, de público, entre outras). Em outras empresas/agências existe o setor de pesquisas.

Criação – É aqui que todo o resultado das pesquisas e do brieffing dos setores acima viram resultado, a criação é literalmente responsável por criar, ou seja, é a equipe que produz a campanha, em diversos formatos (spot de rádio, jingle, comercial televisivo, propaganda impressa, web, entre outros). Na grande maioria das vezes a pessoa responsável pela criação trabalha ao lado da pessoa responsável pela redação, que é a parte textual de todas essas campanhas, em algumas empresas, a mesma pessoa faz ambas as partes.

Produção – Geralmente existe quando a agência ou empresa trabalha com muitas campanhas televisivas, comerciais de grande porte ou muitas propagandas de rádio, é bem diferente de demandas on-lines ou impressas, então, é preciso de mais pessoas cuidando de parte estrutural, iluminação, gravação.. literalmente, a produção. Não é toda agência/empresa que possui esse profissional.

Mídia – Setor responsável por planejar e pesquisar sobre a melhor forma de anunciar a campanha em questão, qual o melhor canal, qual a compra de espaço que deve ser feita, tudo estrategicamente calculado e planejado.

Social Mídia – Com o mundo web crescendo cada vez esse profissional tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de trabalho, é o profissional que vai cuidar da divulgação da empresa em questão, por meio das redes sociais, e não basta divulgar, é preciso fidelizar, tendo um contato constante com o cliente, solucionando problemas, interagindo, causando repercussão, sem deixar de mensurar os resultados de todo o esforço gerado.

Marketing – O marketing engloba diversas funções, muitas empresas deixam o marketing responsável pelas relações públicas, vendas comerciais, marketing empresarial, marketing político, telemarketing, coordenação de eventos, orçamentos, não apenas de eventos, mas, de outros fatores, responsável por toda a parte de comunicação de uma empresa, divulgação, estratégias e resultados. É preciso de um marketing bem estruturado e alinhado com a publicidade de uma empresa/agência para os resultados serem positivos.

Sobre as minhas experiências profissionais.

Eu comecei a trabalhar na área faz muito tempo, já fui atendimento, planejamento, criação, Social Mídia e Marketing (atualmente atuo como Marketing e Social Mídia da empresa onde trabalho), de todos os setores, nunca tive interesse em trabalhar como tráfego, produção e mídia, mas, sou imensamente realizada por ter passado por tantos setores, aprendi demaaaaaais em todos eles, e esse fluxo me fez enxergar a função que eu realmente sou apaixonada, que é Social Mídia.

Já trabalhei em grandes empresas, como o Grupo Bandeirantes (por 3 anos), também já trabalhei em agências, e hoje trabalho para um grupo de colégios particulares vinculados com a Google.

Tenho 26 anos, e me considero uma pessoa realizada, porém, ainda não conquistei tudo que pretendo em relação a minha profissão, e ainda não cheguei onde desejo , mas vou evoluindo com as minhas experiências profissionais e alcançando os meus objetivos, como qualquer profissional da área procura fazer, um passinho de cada vez para a realização de sonhos.

Prós e Contras:

Toda área tem seus prós e contras, e obviamente a minha também teria!

Prós: Para quem ama a profissão, é inevitável não ver prazer naquilo que faz.. É uma área bem dinâmica, em constante crescimento, com várias opções de cargos/ramos/funções, é uma área gostosa de se trabalhar, pois, dificilmente você cairá na rotina.

Contras: Todo publicitário costuma dizer que é preciso amar muito a área para atuar por muitos e muitos anos nela, pois, independente da função que você atue, é uma área que trabalha bastante, horas a fio, se acontecer algum problema no job é preciso ficar horas a mais para resolver (e isso é comum da profissão, já sai umas 3h da manhã de agências que trabalhei, mais de uma vez) isso quando você não trabalha com o Marketing da empresa, que é um pouco mais puxado nesse quesito, pois muitos finais de semana serão preenchidos de eventos.

Outro lado negativo é que, nessa crise, muitas empresas estão dando uns 3 cargos ou mais para apenas um profissional, em muitos lugares do Brasil isso tem se tornado comum.

Mas, apesar dos contras, confesso que sou apaixonada pelo que faço!

 

E vocês, são ou conhecem algum publicitário? Pensam em fazer Publicidade e Propaganda? Me contem! Quero saber.

Beijokas 🙂

 

4 thoughts on “Profissão Publicitária, com a Natz!

  1. Sis, eu gosto de pouca coisa na publicidade e depois de formada minha visão mudou muito sobre a profissão. Não consegui atuar nas áreas que gostava e me sinto frustrada por isso. Se estivesse entrando na faculdade hoje faria outro curso. Publicidade precisa ser amor por toda vida. Se você não se identificar não vai chegar nunca aonde quer.
    Aqui em Brasília o mercado é ruim pra essa área, ou você é muito bom no que faz ou tá na geladeira…
    Não curto muito expor essa visão porque é bem pessimista, porém realista com quem é formada na área. 🙁
    Bjoka http://diadebrilho.com

    1. Eu não diria realista sis…. é a situação ai em Brasília =/ infelizmente.. cada cidade é diferente, tipo, aqui em SP tem muitas oportunidades pra quem é da área, eu mesma nuncs trabalhei sem ser na área, tem o lado ruim, como eu falei, que é vc fazer mil e um cargos em um.. por conta da crise, entre outros quesitos.. mas concordo contigo que tem que amar muuuuito pra trabalhar como publicitário hj em dia, assim como em qualquer área… é uma pena vc ter se frustado, mas, tenta mudar de área sis, tenta migrar, vc é nova, da tempo! E pensa que não foi tempo jogado fora a sua facul, pq, conhecimento é sempre útil.. beijokas gatona <3

  2. Vamos por partes:
    1 – Adorei o formato do post. Ajuda muita gente que pode estar aí em dúvida do que quer, ou que escolheu uma profissão e está pensando em mudar para uma outra… Bem bacana!
    2 – Publicidade e Propaganda era justo uma área que eu demorei horrores para entender, mas hoje tenho uma amiga formada e ela me deu um overview geral e achei impressionante as opções que um graduado da área pode seguir.
    3 – Que boooom que você gosta da sua profissão. Não tem nada melhor do que acertarmos nisso, né?

    xx,

    Mani Piñeiro
    Instagram
    Snap: @manipineiro

    1. Que comentário gostoso de ler Mani! Fico supeeeer feliz de vc ter gostado, e de ter pontuado tudo isso.. publicidade é uma área meio complexa mesmo, muitos não sabem que existe tantas opções de cargos.. Siiim, é bom demais quando amamos o que fazemos! Beijokas gatona <3

Olá Pessoal, Tudo bem com vocês? Deixe sua Opinião, ela é super importante para o crescimento do blog! :)