TENDÊNCIA FLAT LAY: O NOVO CONCEITO DE FOTOS DO INSTAGRAM E PINTEREST!

Olá lindezas! Tudo bem com vocês? Hoje vou falar de uma tendência que está dominando o Instagram e o Pinterest faz um tempinho, as famosas fotos Flat Lay. Borá conferir?

Origem das fotos Flat Lay!

Muitos não devem conhecer a técnica pelo nome. Mas com certeza já se depararam com fotos flat lays em seus feeds do Instagram ou inspirações do Pinterest.

Pesquisando pela internet eu consegui descobrir que o termo Flat Lay surgiu em 1987, quando um faxineiro de uma fábrica de móveis, começou a organizar itens que ele encontrava em uma mesa com fundo neutro, em ângulos de 90 graus. Em 2009, o escultor Tom Sachs – que por sinal conhecia o faxineiro e frequentava a fábrica em questão – adotou o método flat lay em sua arte. Ele começou a clicar as suas obras sempre de cima e seus registros começaram a fazer sucesso no mundo inteiro.

Essa técnica de fotografia, tirada de cima, valoriza a composição e os detalhes de cada elemento da imagem. Os objetos da imagem em questão são alinhados em uma superfície plana – podendo ser neutra ou não – e fotografados no ângulo de 90 graus.

Amei a tendência Flat Lay, como eu posso fotografar dessa forma?

A essência da técnica é realmente o ângulo em que a imagem é capturada. É preciso que os elementos estejam alinhados em uma superfície plana, e que a foto seja capturada no ângulo de 90 graus. Isso pode dar um pouquinho de dor nas costas e ser cansativo. Mas com um pouco de paciência você irá registrar imagens maravilhosas.

Outras dicas que podem ser úteis para a sua flat lay: A composição de cores e elementos da imagem precisa ser harmônica, elas precisam ter algum sentido para a imagem fazer sentido e ganhar vida. Você pode tematizar a sua foto, assim fica mais fácil criar uma composição que faça sentido, por exemplo: fotos de alimentos de café da manhã, ou de viagem, ou de alguma dessas inspirações postadas no post. São todas tematizadas.

Essa imagem resume em poucas palavras outros fatores importantes para a sua foto flat lay sair perfeita!

Lembrando que:

As dicas a mais, como a boa iluminação, tema, etc. São apenas dicas para deixar a sua flat lay ainda melhor. O que realmente é essencial: o ângulo.

Prontos para arrasarem nas fotos? Seguem mais algumas inspirações e bons cliques!

Beijokas, tenham uma ótima semana 😉

 

 

20 thoughts on “TENDÊNCIA FLAT LAY: O NOVO CONCEITO DE FOTOS DO INSTAGRAM E PINTEREST!

    1. Muito legal essa tendência né Cah? Caracas, foi no ano que vc nasceu? Que demais! Eu tiro fotos assim na minha escrivaninha também hahaha ela também é branca… beijokas!

  1. Eu AMO esse estilo de foto e o perfil que mais gosto é o cool flat lay.
    Um perfil no Instagram comandado pela Flavio do Fashion Coolture… ela manda muito!
    xD

    Adorei suas inspirações (vi várias da Flávia aí! hahahaha) e gostei demais de conhecer a história dessa técnica que se tornou queridinha do momento!

    Beijos mil.

    1. Eu tbm amoooo o cool flat lay, da Flávia, sigo faz um tempo e ele me inspira demais *—-* ela arraaasa nessa técnica!

      Que bom que vc gostou de saber mais da história, siiiim, tem muitas inspirações dela nesse post haha

      Beijokas!

    1. Dá mesmo Gih! Eu uso faz um tempo tbm e resolvi me aprofundar mais… Só que eu acabo mesclando meu feed com outras técnicas tbm, difícil fazer um feed só de uma técnica né? Beijokas 😉

Olá Pessoal, Tudo bem com vocês? Deixe sua Opinião, ela é super importante para o crescimento do blog! :)