Top 5 – Os 5 livros que você precisa ler esse ano! By Carol Daixum

Olá lindezas! Tudo bem com vocês? Vocês lembram daquela pesquisa maraaaa que eu realizei aqui no blog no inicio do ano? Uma das coisas que vocês votaram bastante foi para o Blog da Natz trazer algumas participações especiais nas postagens! Vocês pediram, Natz fez! 😛 E para iniciar as postagens colaborativas eu trouxe uma grande amiga carioca, que admiro como pessoa e como blogueira (tive o prazer de conhece-la pessoalmente, passeio MAIS GOSTOSO da vida no RJ! E já QUERO mais rolês). E ela veio pra falar de algo que fala muuuuuuuuuito bem inclusive! Indicar os 5 livros que você PRECISA ler este ano, vamos conferir e conhecer a blogueira? Vem comigo!

Gente! Tudo bem? Meu nome é Carol Daixum e tenho um blog chamado Pequena Jornalista, onde falo sobre tudo, especialmente sobre o mundinho literário. Falando nisso, sou uma bookaholic assumida. Talvez por isso, a Natz tenha me convidado para preparar uma seleção de livros que vocês precisam ler ainda esse ano. Muito obrigada pelo convite, friend. É uma tarefa nada fácil. Tenho certeza que esqueci de “alguém”, mas vai que rola um segundo post, né? hahaha ;p Ah! E aqui vão algumas observações: não está na ordem de preferência e a maioria escolhi por dar aquela sacudida na nossa vida! Enfim, vamos lá? Bom post para vocês! 

1. O melhor lugar do mundo é aqui (Francesc Miralles e Care Santos – Editora Record) 


O título chama, a capa é linda e o conteúdo não fica atrás. É um dos melhores livros da vida. Tem uma pegada mais espírita, mas independente da religião, vale embarcar.! O livro conta a história da Iris, que após a morte repentina de seus pais, ela não vê muito sentindo em sua vida. Mas a dor da perda é apenas um dos motivos de seu sofrimento. Há tempos, não tem esperança e sua existência parece não muito útil. Então, em uma tarde fria e cinzenta, ela pensa em pôr um fim em sua vida. Porém, a travessura de uma criança atrapalha os planos e a leva a um lugar desconhecido: um café chamado “O melhor lugar do mundo é aqui”. Lá conhece o Luca, um homem que a ensina muito sobre a vida. Seis encontros, em seis mesas diferentes, onde coisas surpreendentes acontecem. No sétimo dia, Luca não volta mais. A partir daí, Iris começa a procurá-lo e encontra pistas sobre o passado dele. Após uma grande revelação sobre os últimos dias, Iris tem suas certezas abaladas, porém descobre uma nova visão do mundo e, finalmente, abre os olhos para a magia da vida.

2. O ódio que você semeia (Angie Thomas – Galera Record) 

Tem uma pegada mais teen, mas vale para qualquer idade. Essa leitura faz a gente sair da nossa zona de conforto e quando a gente percebe: ela já acabou e prendeu muito a nossa atenção. O livro conta a história de Starr, que vive em dois mundos: o bairro pobre onde mora e o colégio particular em que estuda. Ainda assim, ela é como tantas outras meninas de 16 anos, que passa por problemas, se diverte e tem uma coisa: presenciou a morte de seu melhor amigo de infância, Khalil, por um policial. Khalil estava desarmado e Starr é a única testemunha. Não demora muito e esse acontecimento vira notícia em todos os jornais, onde não faltam julgamentos, uns dizem que ele era traficante, outros bandidos, enfim… A gente escuta por ai que a justiça é cega. Será? Vale embarcar nessa leitura para descobrir e abrir os olhos para muita coisa. Principalmente do que não faz parte da nossa realidade e a gente cisma em julgar. Ah! Já estão gravando o filme e acho que estreia esse ano! 

3. Coisas para fazer antes dos 30 (Lisa Lynch – Panda Books) 

A princípio, parece que é só mais um livro de comédia. Pelo título, mas o subtítulo já mostra que a história vai além. E vai mesmo! Aos 28 anos, a personagem principal tem que vencer um câncer de mama. Eu sei, parece triste e uma tortura literária. Mas vale dar uma chance. A história é real e a autora conta de uma forma leve tudo que aconteceu na vida dela. Claro que a gente chora, mas a gente vai na onda da Lisa e consegue levar de um jeito menos angustiante. Essa história me ensinou (pelo menos na teoria), que uma das chaves para levar uma vida feliz é tentar encarar as coisas não tão boas com leveza. Gosto de ler esses livros para dar mais valor à vida e não ligar tanto para problemas menores. Claro que esses probleminhas são chatinhos e afetam muito, mas se o nosso olhar mudar, a gente consegue encarar essas chatices do dia a dia com mais tranquilidade e menos afobação.

4. Malas, Memórias e Marshmallows (Fernanda França – Editora Rai) 

Deseja uma leitura mais leve, repleta de lições fofinhas e que faça você viajar? Vale escolher esse livro, de uma das autoras brasileiras mais queridas. A história é sobre Melissa Moya, uma jovem jornalista recém-desempregada. No mesmo dia em que é demitida do jornal, ela conhece o seu charmoso e simpático vizinho Theodoro Brasil e, a partir daí, tudo muda: sua vida profissional e, principalmente, a amorosa. Depois da armadilha que seu ex-chefe preparou, Mel recebe uma irrecusável proposta para embarcar no projeto “América sobre rodas”, uma divertida (e desastrosa) viagem por diversos lugares dos EUA. Através desta chance única, a doce e esquecida protagonista aprende importantes lições sobre a vida e o amor verdadeiro. Ah! Tem continuação, viu? Beijos, bolsas e brigadeiros, livro publicado pela Editora Planeta do Brasil. 

5. Girl Boss (Sophia Amoruso – Editora Seoman) 

Sophia Amoruso é o grande fenômeno que está por trás do site Nasty Gal, uma loja virtual que começou no Ebay e alcançou um sucesso que muita gente não colocaria a mão no fogo! Hoje em dia, pelo que eu li, ela nem está mais no comando da marca, mas sem dúvida fez história, que está detalhada no livro. Aliás, ele conta sobre os bastidores do site, a trajetória da Girl Boss em questão, tem um monte avisos, lições e valore que devem fazer parte da vida de cada pessoa, independente da profissão. Palavras como sucesso, fracasso, comportamento, intuição, originalidade, regras e todas essas coisas que fazem parte da vida de uma verdadeira Girl Boss, trazem um sentido a mais no livro. Eu amei a leitura e acho que só acrescenta na vida. Muito mais que a série da Netflix, que leva o mesmo nome. Seja para saber o que pode dar certo e o que pode não funcionar! 

 

Gente! É isso. Claro que ficou faltando livro nessa listinha. Mas vou fazer um resuminho rápido: Amo muito a Sophie Kinsella, por exemplo, e mega indico todos os livros dela, principalmente Menina de 20 e a série completa da Becky Bloom. Também fiquem de olho nos autores brasileiros, ok? Eles arrasam! Inclusive, a Laura Conrado vai lançar um em abril chamado: Literalmente amigas, com uma outra autora. Também indico os clássicos, como “A menina que roubava livros“. Para quem ama esse mundo, é um que não pode ficar de fora da sua história literária. E quem quiser ler mais resenhas e tal, fiquem à vontade para visitar o Pequena Jornalista! E mais uma vez: obrigada pelo convite, Nath.  

Beijos, Carol. 

14 thoughts on “Top 5 – Os 5 livros que você precisa ler esse ano! By Carol Daixum

Olá Pessoal, Tudo bem com vocês? Deixe sua Opinião, ela é super importante para o crescimento do blog! :)