Não sei o que fazer de faculdade, e agora?

232539ddb9860ccca20538a0e02604e6

Olá pessoal! Tudo bem com vocês?

Com o mês de agosto começando, muitas pessoas decidem iniciar a faculdade ou resolvem ter essa metade do ano para pensar no que cursar ano que vem.

É uma dúvida cruel para muitos, são tantas opções e é uma escolha que vai modificar a sua vida, vai guiar o seu futuro! Por isso precisa ser bem pensada.

Hoje eu resolvi dar algumas dicas para ajudar a galera que está pensando no que fazer de faculdade.

O primeiro passo para essa escolha importante é se conhecer, isso mesmo! O termo parece estranho mas é o termo real, se conhecendo bem você sabe do que gosta e do que não gosta de fazer, quais suas aptidões, no que você leva jeito e tem prazer em fazer e no que você não leva jeito.

Se conhecendo, resolva pesquisar sobre vários cursos, porque nem sempre o que parece é! Conheço muitas pessoas que começaram um curso achando que era uma coisa, e quando foram ver, era algo totalmente diferente, algo que eles não gostaram, então pesquisar é importante.

E não pesquise apenas na internet, tem muitas faculdades que deixam você assistir aulas sem ser aluno, a USP é uma delas, separe alguns dias na sua semana para fazer isso, se aprofunde, assista aulas de vários cursos diferentes, pergunte para pessoas formadas na área como é a profissão, quais são os ramos que você pode seguir naquela área e como funciona, é interessante ver como é o ambiente de trabalho daquela área se você tiver essa oportunidade, poder observar qual será sua realidade profissional te ajuda a escolher o que deseja fazer.

Pesquisando sobre a carreira, pense em uma carreira que você deseja para a sua vida, se não faz ideia, os familiares e amigos formados podem te mostrar um pouco da carreira deles, algo vai te interessar, se aprofunde!

É interessante também pesquisar sobre a base do salário de cada profissão, pois, se você consegue conciliar o que gosta de fazer + ganhar bem, vai ter a carreira dos sonhos!

Então corra atrás, mas nunca pense apenas no financeiro, se você decide cursar algo apenas pelo dinheiro, mesmo não gostando daquilo, será um profissional frustrado.

É preferível fazer algo que você ame loucamente e que na teoria não da dinheiro, porque com o seu amor pela área você pode criar novos projetos e oportunidades que antes não existiam, do que escolher o inverso!

Mesmo depois desse procedimento, ficou com dúvida em alguns cursos? Testes vocacionais nos ajudam também nessa escolha, procure faculdades que realizam esses testes ou faça testes on-line em sites confiáveis!

Depois de escolher seu curso, é importante pesquisar sobre a faculdade onde você irá cursa-lo, pesquise faculdades conceituadas e reconhecidas na área em que você deseja ingressar e boa sorte! Bons estudos!

Espero ter ajudado 🙂

Beijokas!

8 thoughts on “Não sei o que fazer de faculdade, e agora?

    1. Poxa sis, é chato quando isso acontece.. Mas faz outra! Ainda dá tempo, você é super nova.. Eu adoooro o curso que fiz mas não anda muito valorizado mesmo não, tantas áreas similares estão ganhando espaço em SP que a concorrência chega a nos desanimar.. beijokas!

Olá Pessoal, Tudo bem com vocês? Deixe sua Opinião, ela é super importante para o crescimento do blog! :)